
Um Laird é designado como “John Smith, Laird of [Lairdship]” ou simplesmente “John Smith of [Lairdship]”. Uma Laird por direito próprio é designada como “Jane Smith, Lady of [Lairdship]” ou “A Lady [Lairdship]”.
O herdeiro aparente de uma Lairdship tem direito a usar o título honorífico “O Jovem” (abreviado Yr) no final do seu nome, e a filha mais velha, se for herdeira aparente, tem direito a usar o título honorífico “Donzela de [Lairdship]” no final do seu nome. Nenhum destes é um título de nobreza ou peerage.
Os filhos mais novos de um Laird são designados como “Mr John Smith” se forem do sexo masculino e “Miss Jane Smith of [Lairdship]” se forem do sexo feminino. Um artigo definido não é usado e o “of” deve ser mantido para distinguir de títulos de peerage.
Formalmente, um Laird pode ser designado como “O Muito Honrado John Smith of [Lairdship]”, ou “O Muito Honrado O Laird of [Lairdship]”, ou “O Muito Honrado John Smith, Laird of [Lairdship]”.
A esposa de um Laird ou uma mulher que detenha uma Lairdship por direito próprio pode ser formalmente designada como “A Muito Honrada Jane Smith of [Lairdship]”, ou “A Muito Honrada A Lady [Lairdship]”, ou “A Muito Honrada Jane Smith, Lady [Lairdship]”.
Na Escócia é comum escrever para os Lairds pela sua designação ou propriedade, e não pelo sobrenome. Nem “Mr” nem “Esq” são adicionados ao nome no envelope.